quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SEXISMO


Todos sabem que racismo - de modo simplista - é a forma de pensar e agir que atribui superioridade de uma raça sobre outra. Ok.
Alguns sabem que há especismo também, e que significa presumir que haja espécies superiores a outras a ponto de controlá-las e determiná-las em sua própria existência. Ok.
E o que menos ainda sabem, é o termo sexismo, ideias que atribuem mais direitos a um gênero do que a outro. (Definição do Wikipédia) Ok?
Não, nada ok.

Foi só eu retomar minhas pesquisas para meu TCC - relacionado ao feminismo - que já me borbulha o cérebro com as coisas que vejo... Eu fico perplexa com a quantidade de idiotas que existem ainda por aí, capazes de perpetuarem essa guerra dos sexos dos infernos em que nunca terá um vencedor... E não falo só dos homens e mulheres machistas (é meu bem, tem muita mulher machista por aí também, é de arrepiar!) mas das que se dizem extremamente feministas, que acabam confundindo o sentido original da luta de direitos iguais e acabam buscando revanche de querer subjulgar o homem...
Mas o que mais me incomoda é de fato o número de machistas do século XV, pois são maioria por aí e vivem soltando todo tipo de ofensa e preconceito com o peito estufado, como se fosse uma verdade absoluta... E as bizarrices são tão ultrapassadas, que chega a ser cômico (se não fosse sério) ver que têm homens e mulheres aí jurando de pé junto que homem é o provedor da casa, mulher é responsável pela casa e os filhos, e que se você pede pro namorado matar uma barata tá indo contra o feminismo... Êpa, feminismo não é presumir que ambos os sexos sejam completamente iguais e tenham que agir da mesma maneira, e sim assumir que há diferenças entre eles sim, mas que elas não devem ser usadas para favorecer ninguém de modo geral...
Por exemplo: cheguei em casa cheia com uma caixa grande e pesada do supermercado. Se eu pensar "não vou carregar isso tudo, é coisa de homem", estarei expressando diferenças nos direitos e deveres dos sexos, ou seja, uma atitude machista. Agora, se porventura eu ver que está pesada demais para MIM, e tiver alguém (seja homem ou mulher) com mais força do que eu que possa levar a caixa, pedirei sem problemas, pois não atribuí generalizadamente uma característica ao sexo X ou Y, mas pode ter sido uma questão física minha, o que também não me impede ajudar alguém - homem ou mulher - a carregar coisas se eu ver que eu dou conta.
As pessoas confundem muito atitudes tipicamente masculinas/femininas com machismo/feminismo, e faz muita merda ser dita! Tem muita coisa por aí que favorece a mulher mesmo, e não deixa de ser muitas vezes um tipo de preconceito machista, não nego e até concordo com a crítica, mas é hipócrita também criticar a generalização que algumas mulheres fazem sendo generalistas com as próprias... Deviam é ter orgulho dessas figuras que insistem em pensar como uma dona-de-casa dos anos 50, afinal, são crias suas!

Pra finalizar, um link de um dos meus blogs favoritos que aborda esses temas:
E uma tirinha genial (claro que é genial, é da Mafalda!).

6 comentários:

Liv disse...

é, esse conceito de feminismo/machismo gera bastante confusao e opinião errada por aí.. Acho que vc abordou muito bem essa questão, e super genial essa tiriinha! A Mafalda é o que há :)

Edu Chaves disse...

Essa tirinha da Mafalda resume todo o post! Uma pena que o sexismo ainda exista na sociedade, acredito que deve haver o respeito entre todos, independente da cor, raça, religião ou sexo.

abraços!

Liv disse...

Ei de novo.. Brigada pela passada e pela força la no blog :)
Tudo que vc disse é mais que verdade, infelizmente...
O botão de seguir ta láa eu espero ahahahahaha
Brigadão de novo, e volte sempre pq é importante de verdade.
Bjoos

Gabriela Castro disse...

Gostei da postagem. que bom que você está de volta :)

Juliana. disse...

Faz muito tempo que não passo por aqui mas fico feliz em saber que seu tcc é relacionado ao feminismo.
Realmente o feminismo e muito mais do que :isso é coisa de homem,aquilo de mulher...

Já leu O segundo sexo,de Simone de Beauvoir? acho que vai ser útil na sua pesquisa.

Beijos!
aliás,saudades... =)

JuniorPoltergeist disse...

Que lindo *-*, gostei do teu espaço, to te seguindo, bjs